sábado, 15 de março de 2008

O que é Carnitina ?


Diálogo no fórum da comunidade Emagrecimento Saudável:

Pergunta:

Oi galera, eu queira saber o que vcs acham da L-Carnitina? Quem ja tomou? Como funciona no organismo? Estou malhando e me disseram desse produto e é bom para queima de gordura. Wilton, vc poderia nos dar alguma informação sobre o assunto? Será que tem outros produtos que fazem o mesmo efeito ou um efeito melhor? Desde ja obrigada a quem responder. Beijos em todos.

Resposta:

Antes de qualquer coisa não aconselho ninguém a tomar qualquer tipo de substância para perder massa gorda, mesmo que seja uma substância natural. Com reeducação alimentar e exercícios físicos você conseguirá atingir seus objetivos, apesar de que terá que ter um pouco de paciência e força de vontade, mas no fim de tudo compensa o esforço.

Quem precisa perder muito peso deve se preocupar em fazer exercícios aeróbicos, de preferência caminhadas, bicicleta ergométrica ou mesmo esteira, mesmo que seja na academia até que se consiga perder uma boa quantidade de peso. Após alguns quilos perdidos, iniciar com musculação bem leve sem deixar de caminhar. Só depois de vários quilos aconselho a pegar mais pesado na musculação.

Explico: musculação é um exercício anaeróbico que irá fazer com que a glicose que você consumiu se converta em lactato dentro do músculo. Esse lactato servirá como substrato para o fígado produzir mais glicose que novamente irá se converter em lactato. Dá-se aí um ciclo chamado "Ciclo de Cori".

A cada peso que você aumenta nos aparelhos da academia, o músculo deverá se adequar ao novo peso e passa a multiplicar células musculares.

Agora é onde quero chegar: você quer ganhar mais células musculares ou quer secar as células do tecido adiposo, onde estão armazenadas as gorduras ?

Logicamente o que vc quer perder é aquela gordura armazenada no tecido adiposo e pra quem tem muitos quilos a perder não tem lógica nenhuma fazer, nesse momento, musculação. A não ser que seja uma musculação muito leve. A ênfase maior deve ser mesmo nos exercícios aeróbicos, tipo, caminhadas, bicicleta, aeróbica, etc.

Falando agora sobre a L-Carnitina:

A carnitina é uma substância responsável pelo transporte de ácidos graxos de cadeia longa através das membranas externa e interna da mitocôndria. Falando a grosso modo, ácido graxo é o resultado da quebra do triglicerídeos que se encontram armazenados dentro das células adiposas. (triglicerídios = 3 moléculas de ácido graxo + 1 molécula de glicerol) Glicerol é um outro substrato para o corpo porduzir glicose quando estamos em jejum.

Esse produto à base de Carnitina que vendem por aí, prometem uma maior queima de gordura justamente por isso: aceleram, ou tentam acelerar o processo de entrada desses ácidos graxos para o interior da mitocôndria.

Na mitocôndria acontece justamente o "ciclo de Krebs", que é onde se produz energia para o nosso corpo. Daí, os fabricantes da L-Carnitina afirmarem que esse produto irá acelerar o gasto de gordura e dar mais energia ao corpo.

Contudo, a carnitina só irá funcionar em ácidos graxos de cadeias longas, pois os ácidos graxos de cadeia curta e média não precisam da carnitina como transportador. Já por essa informação, você já viu que esse produto não irá funcionar com 100% de eficiência.

Outra coisa muito importante, é que tenho conhecimento de que esse produto foi proibido pela ANVISA e portanto é ilegal. Essa informação não posso garantir, mas é sempre bom procurar saber se é um produto autorizado pelos órgãos competentes.

Para finalizar, não caiam nesse conto de tomar estímulantes ou queimadores de gordura. Entendam que vocês irão perder gordura com suor e uma boa reeducação alimentar. Pode ser mais lento, mais penoso, mas com certeza é a maneira correta de se emagrecer com saúde.

Bjssss

Nenhum comentário: